Se alguém souber de um planeta à venda...

Posted: sábado, 3 de julho de 2010 by Rafa in
0


Dê uma olhada à sua volta. Quantos novos produtos você comprou nos últimos meses? Produzido anualmente pelo Worldwatch Institute, o relatório Estado do Mundo – 2010 acaba de ser lançado numa versão em português. E aponta que nunca antes nesse mundo se gastou tanto em bens e serviços.

Não é preciso pensar em um longo período. Se olharmos só para os números de 2008, por exemplo, a coisa já é assustadora. Naquele ano, 68 milhões de veículos, 297 milhões de computadores e um bilhão de celulares foram vendidos mundo afora. Nos últimos dez anos, o consumo global aumentou 28%. Em cifras, são 30 trilhões de dólares tirados dos bolsos para alimentar os anseios humanos.

A curva de crescimento não breca. E para dar conta de tanto consumo, os recursos naturais são espremidos até o bagaço. Entre 1950 e 2005, a produção de minérios subiu seis vezes, a de petróleo oito e de gás natural, 14 vezes. Em tempos de mudanças climáticas isso é uma péssima notícia.

Segundo o relatório, para aguentar o atual padrão de consumo mundial, precisaríamos de outros cinco planetas Terra. E como planeta não se acha em shoppinhg, a alternativa é, sim, transformar o padrão de consumo. É sair da mentalidade do descartável. Ficar com aquele celular que é velhinho, mas funciona que é uma beleza.


http://www.greenpeace.org/brasil/

0 comentários: